Como Um Hacker Pode Atacar Minha Rede

Por que um atacante teria maior interesse por um computador com banda larga e quais são os riscos associados?

Geralmente um computador conectado através de banda larga possui boa velocidade de conexão, muda o endereço IP1 com pouca freqüência e fica por longos períodos ligado à Internet, mas não possui os mesmos mecanismos de segurança que servidores. Isto os torna alvos mais fáceis para os atacantes.
Por estas características, estes computadores podem ser usados pelos atacantes para diversos propósitos, como por exemplo:
realizar ataques de negação de serviço, aproveitando-se da maior velocidade disponível. Diversas máquinas comprometidas podem também ser combinadas de modo a criar um ataque de negação de serviço distribuído.
usar a máquina comprometida como ponto de partida para atacar outras redes, dificultando o rastreio da real origem do ataque;
furtar informações, tais como números de cartões de crédito, senhas, etc;
usar recursos do computador. Por exemplo, o invasor pode usar o espaço disponível em seu disco rígido para armazenar programas copiados ilegalmente, música, imagens, etc. O invasor também pode usar a CPU disponível para, por exemplo, quebrar senhas de sistemas comprometidos;
enviar spam ou navegar na Internet de maneira anônima, a partir de certos programas que podem estar instalados no seu computador, tais como AnalogX e WinGate, e que podem estar mal configurados.
Vale ressaltar que todas essas atividades podem ser realizadas de maneira automatizada, caso o computador seja infectado por um bot. Maiores detalhes sobre bots podem ser encontrados no site (http://cartilha.cert.br)

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License