O Discurso Que Serve A Multiplas Funcoes

O discurso serve…

especial_teatro_maisacao_fotoblogmarco_01a.jpg

A tríplice divisão proposta (expressiva, diretiva e informativa) é elucidativa e valiosa, mas não pode ser mecanicamente aplicada, porque quase toda a comunicação ordinária exemplará, de um modo provável em maior ou menor grau, os três usos da linguagem. Assim, por exemplo, um tratado científico que é essencialmente informativo, pode revelar algo do próprio entusiasmo do autor, desempenhando, assim, uma função expressiva. A maioria dos usos ordinários da linguagem é mista.
Nem sempre é resultado de obscuridade por parte de quem fala, se sua linguagem transmite funções mistas ou múltiplas. É que muitas vezes a comunicação efetiva exige uma certa unidade de funções para obter um resultado favorável. Supondo que seus ouvintes sejam bondosos, é possível o leitor fazer com eles contribuam para uma obra de caridade, informando-os sobre a eficácia dessa obra para cumprir seus resultados benéficos. Assim sua linguagem será de modo expressivo e diretivo.
Outro interessante e profícuo uso misto da linguagem é o que, tem sido denominado função cerimonial. Dentro desta categoria estão incluídos tipos muito diferentes de frases, desde as palavras relativamente triviais de saudação até aos mais pomposos discursos de uma cerimônia matrimonial.

Visite também os sites indicados:

o discurso
As formas de discurso

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License