Segurança nos Programas de Troca de Mensagem

Segurança nos Programas de Troca de Mensagens

  • Quais são os riscos associados ao uso de salas de bate-papo e de programas como o ICQ ou IRC?

Os maiores riscos associados ao uso destes programas estão no conteúdo dos próprios diálogos. Alguém pode utilizar técnicas de engenharia social (vide Parte I: Conceitos de Segurança e Parte IV: Fraudes na Internet) para obter informações (muitas vezes sensíveis) dos usuários destes programas.

Você pode ser persuadido a fornecer em uma conversa "amigável" seu e-mail, telefone, endereço, senhas (como a de acesso ao seu provedor), número do seu cartão de crédito, etc. As conseqüências podem ser desde o recebimento de mensagens com conteúdo falso/alarmante ou mensagens não solicitadas contendo propagandas, até a utilização da conta no seu provedor para realizar atividades ilícitas ou a utilização de seu número de cartão de crédito para fazer compras em seu nome (vide Parte IV: Fraudes na Internet).

Além disso, estes programas podem fornecer o seu endereço na Internet (endereço IP5). Um atacante pode usar esta informação para, por exemplo, tentar explorar uma possível vulnerabilidade em seu computador.

  • Existem problemas de segurança específicos nos programas de troca instantânea de mensagens?

Programas, tais como o ICQ, AOL Instant Messenger, Yahoo! Messenger e MSN Messenger, por se comunicarem constantemente com um servidor (senão não teriam como saber quem está no ar), ficam mais expostos e sujeitos a ataques, caso possuam alguma vulnerabilidade.

  • Que medidas preventivas devo adotar no uso de programas de troca de mensagens?

Algumas medidas preventivas para o uso de programas de troca de mensagens são:

* manter seu programa de troca de mensagens sempre atualizado, para evitar que possua alguma vulnerabilidade;
* não aceitar arquivos de pessoas desconhecidas, principalmente programas de computadores;
* utilizar um bom antivírus, sempre atualizado, para verificar todo e qualquer arquivo ou software obtido através do programa de troca de mensagens, mesmo que venha de pessoas conhecidas;
* evitar fornecer muita informação, principalmente a pessoas que você acabou de conhecer;
* não fornecer, em hipótese alguma, informações sensíveis, tais como senhas ou números de cartões de crédito;
* configurar o programa para ocultar o seu endereço IP

Endereço IP
Este endereço é um número único para cada computador conectado à Internet, composto por uma seqüência de 4 números que variam de 0 até 255, separados por ".". Por exemplo: 192.168.34.25.
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License