Segurança em Redes de Banda Larga

Redes de Banda Larga

rede_GC_banda_larga.JPG

Serviços de banda larga são aqueles que permitem ao usuário conectar seus computadores à Internet com velocidades maiores do que as normalmente usadas em linhas discadas. Exemplos desse tipo de serviço são ADSL, cable modem e acesso via satélite.
Além da maior velocidade, outra característica desse tipo de serviço é a possibilidade do usuário deixar seu computador conectado à Internet por longos períodos de tempo, normalmente sem limite de uso ou custos adicionais.

O que fazer para proteger um computador conectado por banda larga?

Os usuários de serviços de banda larga devem tomar os seguintes cuidados com o seu computador:
instalar um firewall pessoal e ficar atento aos registros de eventos (logs) gerados por este programa.
instalar e manter atualizado um bom programa antivírus;
atualizar as assinaturas do antivírus diariamente;
manter os seus softwares (sistema operacional, programas que utiliza, etc) sempre atualizados e com as últimas correções de segurança aplicadas (patches);
desligar o compartilhamento de disco, impressora, etc;
mudar a senha padrão do seu equipamento de banda larga2 (modem ADSL, por exemplo) pois as senhas destes equipamentos podem ser facilmente encontradas na Internet com uma simples busca. Esse fato é de conhecimento dos atacantes e bastante abusado. uma boa

O que fazer para proteger uma rede conectada por banda larga?

Muitos usuários de banda larga optam por montar uma pequena rede (doméstica ou mesmo em pequenas empresas), com vários computadores usando o mesmo acesso a Internet. Nesses casos, alguns cuidados extras devem ser tomados:
instalar um firewall separando a rede interna da Internet;
caso seja instalado algum tipo de proxy (como AnalogX, WinGate, WinProxy, etc), configurá-lo para que apenas aceite requisições partindo da rede interna;
caso seja necessário compartilhar recursos como disco ou impressora entre máquinas da rede interna, devem-se tomar os devidos cuidados para que o firewall não permita que este compartilhamento seja visível pela Internet.
É muito importante notar que apenas instalar um firewall não é suficiente — todos os computadores da rede devem estar configurados de acordo com as medidas preventivas já mencionadas.
Muitos equipamentos de banda larga, como roteadores ADSL, estão incluindo outras funcionalidades, como por exemplo concentradores de acesso (Access Points) para redes wireless.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License