Funções Básicas da Linguagem

A linguagem é o nosso meio de comunicação mais presente em nosso meio.Portanto,esta assume várias funções atribuidas ao contexto em que se insere.Entre as quais se destacam:

Existem seis funções básicas de linguagem:

faltando-tudo.jpg

Função Referencial ou denotativa
Função Emotiva
Função Conativa
Função Metalingüística
Função Fática
Função Poética

Função referencial ou denotativa

Neste tipo de discurso o emissor centra a sua mensagem de forma predominante sobre quem a mensagem se destina. Estes discursos são caracterizados pela objetividade, neutralidade e imparcialidade do emissor. Um exemplo deste discurso são as notícias jornalísticas, as informações técnicas e científicas.

Exemplo:A dengue se alastrou por toda à cidade do Rio de Janeiro.

Função emotiva ou expressiva

Neste tipo de discursos o que predomina é a atitude do emissor, seus sentimentos e emoções perante o referente (a quem a mensagem se destina), produzindo uma apreciação subjetiva. Trata-se de discursos marcados pela adjetivação e interjeições. Ocorre quando o fator mais importante é o próprio eu. A poesia lírica exemplifica este tipo de discurso.

Exemplo: "Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá…"(Gonçalves Dias)

Função conativa ou apelativa

Trata-se de um tipo de discurso onde o emissor procura influenciar, seduzir, convencer ou persuadir o receptor provocando nele uma reação. É caracterizada pelos recursos apelativos como: o uso do vocativo, do imperativo e da interrogação. Dois exemplos deste tipo de discurso são a propaganda política e a publicidade.

Exemplo: "Use camisinha!! Previna- se.

Função Metalingüística

Essa função tem por finalidade definir o sentido dos sinais que podem ser compreendidos pelo receptor. Usa a linguagem para falar dela mesma. É a palavra comentando a palavra, o cinema falando do cinema, a pintura expressando a pintura. Estas funções raramente surgem isoladas, em geral aparecem combinadas. A sua predominância é que caracteriza o tipo de discurso.

Exemplo: Frase é qualquer enunciado lingüístico com sentido acabado.

Função Fática

A função fática tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação ou testar o canal. Entendeu? A pergunta “entendeu?” é um bom exemplo de função fática.

Exemplo: Alô mainha! Estou em casa, ok ? Você me ouve ? Alô !!

Função Poética

É a linguagem presente nas obras literárias de poesia, entre outras. As palavras e suas combinações são valorizadas. Não se deixe confundir; e mbora seja mais comum em poesia, essa função pode aparecer em qualquer tipo de mensagem lingüística, como letras de músicas, textos de propaganda, entre outros.

Exemplo:
No peito a mata
aperta o pranto
do olhar do louco
pra meia-lua.
O clímax da noite,
escorrendo orvalho como estrelas,
refletindo nas águas
da cachoeira gelada.
Cabeça caída, cabelos escorridos,
pêlos eriçados pela emoção nativista.
Segurem as florestas, mãos fortes,
decididas!
Ficar o vazio é não ter a noite
é não ter o clímax.
O clímax da vida!

Para mais informações cosulte esses sites e conheça mais sobre as funcões da linguagem:
A linguagem na comunicação
Desenvolvimento da linguagem
As funções básicas da linguagem

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License